Presidente da FAMES participa de solenidade de abertura do ano letivo da rede estadual de ensino

De forma atípica, o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Christiano Cavalcante participou na manhã desta segunda-feira, 22, da composição da mesa virtual de solenidade de abertura oficial do ano letivo 2021 da rede pública estadual de ensino, que foi transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC). Também integraram a mesa, o secretário da SEDUC, Josué Modesto, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), João Luiz Andrade Dória, o superintendente da Secretaria de Educação, José Ricardo de Santana, a superintendente especial de Esportes do Estado de Sergipe, Mariana Dantas e o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Thiago Carvalho.

O calendário do ano letivo inicia de forma remota para as 325 unidades de ensino da rede estadual, com a previsão de 150 mil alunos matriculados, que passam a utilizar os canais de ensino/aprendizagem, a exemplo de salas virtuais, grupos de estudos on-line, viodeoaulas, estudo com material disponível pela internet com acesso ao aplicativo “Estude em Casa”, além de material impresso pelas escolas. Durante a solenidade houve a apresentação do apanhado sobre o desempenho, a rotina escolar e a participação de estudantes da rede pública estadual, em projetos científicos e esportivos, a nível nacional e internacional.

Christiano Cavalcante aproveitou o momento para ressaltar o compromisso da FAMES, em parceria com a Secretaria de Educação, na discussão do planejamento de ensino e assessoramento aos municípios. “Que essa parceria entre escolas municipais e estaduais se fortaleçam. Nós trabalhamos com o secretário Josué Modesto e fizemos uma grande corrente entre a FAMES, UNCME, UNDIME e a Secretaria de Educação. Em conjunto, conseguimos discutir várias demandas que engrandecem e enaltecem o ensino do estado de Sergipe, desde a lei do transporte escolar ao programa Alfabetizar pra Valer; até mesmo no Tribunal de Contas do Estado com o Pacto pela Educação. E quem ganha com isso é o povo sergipano”, ressaltou Christiano.

Para o secretário de Educação, Josué Modesto, o momento é desafiador, mas requer união. “Nossa reunião tem o propósito de marcar o início do ano letivo. É uma celebração do nosso compromisso com a educação, com nossos estudantes, seus familiares e com todos os profissionais que tornam possível esse imprescindível processo. É uma ocasião pra demarcar nossas conquistas, delinear novos desafios e reafirmar nossa crença na educação, como libertadora dos indivíduos e como propulsora das mudanças sociais”, pontuou o secretário.

Por Ascom/FAMES

Voltar
topo