FAMES sedia Seminário sobre a utilização dos Sistemas DOF + Sinaflor 2.0

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) está sediando, entre os dias 5 a 7 de dezembro, o Seminário sobre a utilização dos Sistemas DOF + Sinaflor 2.0, um evento promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, em parceria com a Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente em Sergipe (Anamma/SE) e o apoio da Federação.

O DOF+ (Documento de Origem Florestal) e o Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais) são sistemas utilizados no país, para o controle e monitoramento do transporte e comércio de produtos florestais. O DOF+ emite autorizações para transporte, enquanto o Sinaflor é utilizado para o controle e rastreamento da origem dos produtos florestais, como madeira e carvão. Ele registra informações sobre a autorização de exploração, transporte e comercialização desses produtos, garantindo a legalidade e sustentabilidade do setor ambiental.

A vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak, participou da abertura do seminário e parabenizou a iniciativa do órgão federal. “O Ibama está realizando este evento para levar o conhecimento sobre os sistemas que eles estão implantando em cada município e, esse é o nosso papel, estreitar cada vez mais a relação do governo federal e do governo do Estado com os municípios. Parabéns a todos que fazem o governo federal, na pessoa do Dr. Cássio, através da superintendência do Ibama e ao nosso presidente Alan Andrelino, por abrir as portas da nossa casa, dos municípios sergipanos”, manifestou Silvany,

O superintendente do Ibama em Sergipe, Cássio Murilo Costa, explicou que o objetivo é consolidar o sistema de governança ambiental em Sergipe. “À medida que os municípios assumirem esse elemento administrativo de um sistema de controle de produtos de origem vegetal, não tenho dúvidas que temos uma tendência a diminuir o desmatamento e até mesmo qualificar a agenda ambiental do município, onde acontece o dano, e por outro lado capitalizar”, pontuou o superintendente.

De acordo com o presidente da Anamma/SE, Allan Fontes, em Sergipe, apenas um município utiliza o sistema Sinflor, enquanto o DOF, sete municípios realizam o licenciamento ambiental municipal, junto ao Estado, através Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e ao próprio Ibama.

Voltar
topo