FAMES recebe equipe do Projeto Rondon

O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Alan Andrelino, recebeu na tarde desta quarta-feira, 23, na sede da Federação, membros do Projeto Rondon. Na oportunidade, os integrantes realizaram uma apresentação sobre o histórico e os objetivos do projeto, que deve ser executado em municípios selecionados para receber as ações desenvolvidas nas chamadas operações.

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, coordenado pelo Ministério da Defesa, e em parceria com diversos Ministérios e instituições de ensino, como também o apoio das Forças Armadas e a colaboração dos Governos Estaduais e das Prefeituras Municipais.

O coordenador-geral do Projeto Rondon, coronel Fernandes, disse que Sergipe vai receber pela quarta vez, as operações do projeto. Especificamente, 12 municípios serão selecionados de acordo com critérios preestabelecidos, a exemplo de áreas que apresentem baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).

As operações estão previstas para acontecer no mês de janeiro de 2024, no período de recesso escolar e terá a duração de dez dias. Os municípios selecionados receberão integrantes de equipes multidisciplinares, chamados de rondonistas, formados por professores e estudantes universitários, de forma a possibilitar a realização de diversas ações nas áreas de direitos humanos e justiça, cultura, educação, saúde, comunicação social, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho.

Entre os objetivos, o projeto tem o propósito de promover a integração social entre os envolvidos, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O diretor de departamento de Projetos Sociais, general Abraão, pediu o apoio da FAMES para a interlocução entre municípios sergipanos, para a construção e operação do projeto. Ele explica que a parceria dos municípios envolve a recepção dos rondonistas, cedendo alojamentos, alimentação e disponibilização de estrutura necessária para os voluntários.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, afirmou o apoio ao projeto e disse que os gestores municipais estão abertos a abraçar iniciativas. “Esse projeto é muito importante. É um benefício para os municípios carentes de equipes técnicas, pois as ações incluem a participação e contribuição de profissionais de várias áreas das políticas públicas”, declarou o presidente.

Participantes

Também estavam presentes durante a apresentação, o coordenador de operações, major Lenine, e Adriana Talita, do setor de Planejamento de Gestão. Da FAMES, participaram o diretor da Escola de Gestão, Jorge Teles, e a técnica administrativa Talita Fortes.

Voltar
topo