FAMES participa de debate promovido pelo TCE/SE em prol da ampliação da cobertura vacinal contra a poliomielite

A Convite do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) foi convidada para participar de um debate realizado nesta quarta-feira, 21, com a participação de dirigentes das secretarias de Saúde do Estado e de Aracaju, com o objetivo de contribuir para a ampliação da cobertura vacinal contra a poliomielite.

O debate foi proposto pela relatora de processos da área da Saúde, a conselheira Susana Azevedo, após observar a baixa adesão da população à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

A meta é de que o estado atinja uma cobertura superior a 90% do público-alvo, no entanto, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Sergipe alcançou uma cobertura vacinal de 64% contra a poliomielite e de 41% da tríplice viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Durante o encontro, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-SE), João Augusto Bandeira de Mello, sugeriu a elaboração de uma carta compromisso voltada para que os gestores municipais assumam o comprometimento para elevar os percentuais de vacinação até o próximo dia 31 de dezembro.

O presidente da FAMES, @alanandrelino, declarou total apoio para o planejamento de ações que colaborem com o aumento da adesão à campanha de vacinação. “Convocarei todos para ressaltar a importância da vacinação, engajar e promover ações em prol do aumento do percentual de crianças, adolescentes, adultos e idosos vacinados”, pronunciou o presidente.

A vacina contra a poliomielite previne a doença contagiosa aguda, causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, podendo causar a paralisia nos membros inferiores. O público-alvo para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite são crianças de 1 a 4 anos, que devem receber a dose da vacina.

Foto: Cleverton Ribeiro

Voltar
topo