FAMES defende permanência de funcionamento de agências bancárias

O presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), Christiano Cavalcante, participou de reunião virtual nesta quinta-feira, 15, com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, as demais entidades estaduais e a diretoria executiva do Banco do Brasil (BB), com o objetivo de impedir que agências do BB sejam fechadas no país e nos municípios sergipanos.

O Conselho Político da CNM destacou que é por meio do Banco do Brasil que os servidores locais recebem seus salários e que também recursos financeiros são repassados através da instituição financeira, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O presidente da CNM destacou que o BB assume uma função social nos municípios. “Temos nesses municípios, uma população envelhecida, que gosta de ter contato com o banco. Os nossos gestores locais estão sofrendo uma pressão absurda por parte da população”, pontuou Aroldi.

Christiano Cavalcante reforça a fala de Aroldi e defende a permanência das agências. “Mais que um ente, o banco é um parceiro do desenvolvimento. É através dele que o capital é movimentado e que uma série de serviços são ofertados, por isso, somos contra o programa de fechamento de agências do Banco do Brasil. Defendo que bancos sejam agentes de desenvolvimento dos municípios, estimulando negócios e auxiliando no fomento da economia local”, frisou o presidente.

O vice-presidente de Agronegócios e Governo, João Pinto Rabelo Júnior, garantiu que o Banco do Brasil irá discutir e estudar os casos pontuais que impedem o fechamento das agências em determinados municípios. “O fechamento dessas agências foi decidido pelo Banco do Brasil, depois de uma série de estudos, mas esse tipo de situação, como apontado pelas entidades nos traz as flexibilidades necessárias para orientar na decisão”, afirma Rabelo.

Para dar continuidade ao debate iniciado nesta quinta-feira, 15, os dirigentes irão participar de um segundo encontro virtual na próxima semana, com o objetivo de manter o funcionamento das agências bancárias nos municípios.   

Por Ascom FAMES

Com informações da Agência de Notícias da CNM

Voltar
topo