FAMES contribui para apresentação de recursos do Fundeb durante reunião do Pacto pela Educação

O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Alan Andrelino, participou de reunião na manhã desta terça-feira, 31, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). O encontro teve o objetivo de reunir as entidades integrantes do Pacto pela Educação, para apresentar a receita dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos municípios de Sergipe.

O Pacto pela Educação é um movimento formado por um grupo composto por diversas instituições e entidades com trabalhos voltados à melhoria do ensino público sergipano, entre elas, a FAMES.

A apresentação foi explanada pelo consultor técnico da FAMES, Paulo Lira, que apresentou dados sobre a queda de arrecadação de recursos do Fundeb pela maioria dos municípios sergipanos, como também esclareceu sobre as condicionantes necessárias para o recebimento da complementação de recursos da União.

A conselheira do TCE/SE, Susana Azevedo, chamou a atenção para os indicadores apresentados pelo consultor técnico da FAMES, durante visita ao Tribunal. “Temos municípios no ano de 2023, que vão perder recursos do Fundeb, e isso é muito importante, quando estamos em busca de melhorar a educação de Sergipe, e quando estamos vendo que municípios podem perder, é realmente uma situação em que todos os atores precisam dar as mãos e procurar uma saída para que a gente possa ajudar os municípios que estão nesta situação”, relatou a conselheira.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, disse que o Pacto pela Educação sempre realiza reuniões periódicas para discutir a realidade da educação do Estado, e destacou a importância da FAMES neste processo.

“A Fames tem um papel importantíssimo, não só de apoio, como também de incentivo para a atuação dos prefeitos para a melhoria da realidade da educação do nosso estado”, declarou Bandeira.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, parabenizou a conselheira Susana Azevedo e o procurador Bandeira, pelo desempenho à frente do Pacto pela Educação, sempre promovendo discussões para a melhoria da educação, desta vez, com a contribuição técnica da FAMES.

“O consultor técnico da Federação foi convidado para apresentar os recursos que os municípios devem receber em 2023, do Fundeb, e temos uma preocupação em relação aos municípios que terão redução dos recursos”, pontuou o presidente.

Voltar
topo