FAMES reúne prefeitos e prefeitas em reunião sobre os desafios da educação

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizou, nesta segunda-feira, 23, uma reunião com prefeitos e prefeitas, com o objetivo de discutir colocações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e os desafios da educação para o ano de 2023.

A reunião foi conduzida pelo consultor em Gestão Pública, Paulo Lira, que pontuou o momento como desafiador. “Esse momento é desafiador, por conta de todas as circunstâncias da economia nacional, do arranjo federativo nacional, e da exigência, de que cada vez mais os municípios se mantenham antenados com as regras que definem a gestão de educação básica pública, para que possam honrar os compromissos e, o principal, o compromisso é o de prestar uma educação de qualidade, valorizando e maximizando o processo de ensino e aprendizagem e, obviamente, como previsto no Fundeb, valorizando todos os profissionais da educação”, relatou Lira.

Na oportunidade, o superintendente da FAMES, Gledson Oliveira, manifestou o posicionamento da Federação em relação ao reajuste do piso do magistério, que de acordo com ele, a entidade oferece dados técnicos para que cada município possa tomar a decisão.

“Mostramos a situação de cada município do estado de Sergipe e os dados sobre o crescimento do Fundeb, que na maioria não houve aumento. Desta forma, entendemos que sem o crescimento da receita, não há condições de conceder o reajuste do piso, mas isso vai de encontro à realidade de cada município, que deve estudar e analisar as respectivas finanças. O que a FAMES está fazendo aqui, é dando o norte, apresentando as questões técnicas, para que cada município possa conduzir as discussões internas e as próprias decisões”, explicou o superintendente.

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Junior Macarrão, ressaltou a importância da troca de experiências entre os gestores municipais e a realização de reuniões e palestras. “É importante esse debate, antes do início das aulas, para que tenhamos tempo para tomar algumas medidas que possam melhorar a educação dos municípios”, disse o prefeito.

A prefeita de Pacatuba, Manuella Martins, também presente no encontro, frisou que a FAMES sempre promove eventos com temas relevantes, a exemplo dos desafios da educação, que são importantes para a atualização dos gestores e gestões.

Além da reunião com os gestores, a Federação está promovendo durante todo o dia desta segunda-feira, 23, e terça-feira, 24, na sede da entidade, o atendimento de consultoria individualizada – com o convidado Paulo Lira – que pode ser agendado pelos municípios filiados.

Voltar
topo