FAMES reúne gestores municipais em Encontro de Gestão Pública

Aconteceu nesta sexta-feira, 17, no Quality Hotel, o Encontro de Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), com o objetivo de promover o debate sobre os desafios da gestão pública e melhores práticas.

O evento reuniu prefeitos e secretários municipais em um momento de aprendizado e troca de experiências entre os gestores, especialistas e demais envolvidos na área da administração pública, permitindo a disseminação de conhecimentos atualizados e a capacitação dos profissionais que atuam nesse campo.

O superintendente da FAMES, Gledson Oliveira, ressaltou que através do acesso à informação e a capacitação, os gestores podem tomar decisões mais embasadas, implementar políticas públicas mais eficientes e promover uma administração transparente, participativa e voltada para o bem-estar da população.

Em discurso, representando o presidente Alan Andrelino, o superintendente destacou a atuação da Federação dos Municípios. “A FAMES cumpre mais uma vez o seu papel que é exatamente promover o debate de boas práticas. Esse ano nós movimentamos todos os temas e áreas da administração pública, como na saúde, educação, cultura, assistência social, obras públicas e queda de FPM e ICMS. Esse é o papel da FAMES, discutir e trazer pra vocês os enfrentamentos e os temas que estão sendo colocados em rede nacional”, pontuou Gledson.

Entre as participações, o palestrante e presidente da Companhia Brasileira de Governança, Paulo Alves, ministrou a palestra sobre governança e contratações e a responsabilização pela não-implementação. Ele destacou o evento como peça colaborativa para a gestão pública e sublinhou a diferença entre as leis de licitações, que de acordo com ele, a lei 14. 133 é gerencial, uma lei que pensa em resultados, diferentemente da anterior que focava em procedimentos burocráticos.

“Gestores que estejam versados com esse tema, gestores que estejam manejando a lei 14. 133 com precisão, entregarão contratações públicas que embasarão as políticas públicas de interesse social. Agora, os compradores públicos, esses gestores municipais que estão aqui presentes terão que pensar na melhor forma de gerar resultados para o cidadão. O gestor que está aqui, enriquece seu currículo, enriquece sua capacidade funcional e, com isso, entrega mais para a sociedade”, declarou Paulo Alves.

Voltar
topo