De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sergipe possui 578 obras públicas em execução, 27 paralisadas, 441 canceladas e 1.470 concluídas. Com base nas informações e com o objetivo de auxiliar os municípios para possíveis retomadas de construções através da atualização de dados no sistema de monitoramento sobre obras paradas ou inacabadas do Governo Federal, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizou, na manhã de hoje, 4, palestra on-line sobre a plataforma Mãos à Obra.

O superintendente da FAMES, Gledson Oliveira, intermediou a palestra virtual que contou com a participação da advogada, Mestre em Administração Pública e MBA em Gestão de Projetos, Tiana Figueiredo, e a engenheira civil Emanuella Sant’anna.

De acordo com Tiana, o Governo Federal pretende retomar as obras paralisadas nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento, habitação, esporte e cultura, e que a plataforma Mãos à Obra é uma importante ferramenta para que o governo realize o mapeamento e analise a situação de cada obra, mas para isso, os municípios devem detalhar as informações com o envio de anexos e imagens.

A engenheira Emanuella Sant’anna explanou a funcionalidade da plataforma e explicou como cada informação deve ser inserida, incluindo anexos de protocolos. Conforme informações da engenheira, a plataforma também permite adicionar o cadastro de obras que ainda não constavam no sistema. Ao final, as ministrantes esclareceram as dúvidas de perguntas enviadas pelos participantes.

A plataforma Mãos à Obra é capaz de indicar à União, através das informações lançadas pelos municípios, quais projetos devem ser retomados com urgência, além de mapear e identificar prioridades para os investimentos federais.

Os gestores têm até o próximo dia 10 de abril para atualizarem os dados das respectivas construções executadas em parceria com a União.