O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Alan Andrelino, prefeitos, prefeitas e secretários e secretárias de Educação participaram nesta semana, da cerimônia de premiação do Prêmio Escola Destaque, que faz parte do Programa Alfabetizar pra Valer. O evento aconteceu no Teatro Tobias Barreto e contou com a presença da vice-governadora Eliane Aquino, do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué Modesto, entre outras autoridades convidadas.
Promovida pelo Governo do Estado, a premiação concedeu o prêmio financeiro no valor de 40 mil para 30 escolas públicas estaduais e municipais que obtiveram os melhores resultados no 2º ano de ensino fundamental avaliados pelo Sistema de Avaliação de Educação Básica de Sergipe (Saese), mais a premiação de 10 mil às 30 unidades de ensino que obtiveram resultados desafiadores conferidos pelo índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese).
Das 30 escolas premiadas com o valor de 40 mil, cada, 22 são municipais, dos municípios de Nossa Senhora das Dores, Areia Branca, Itabaiana, Santa Rosa de Lima, Malhador, Ribeirópolis, São Cristóvão, Campo do Brito, Malhada dos Bois, Estância, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, Poço Verde, Divina Pastora, Telha e Nossa Senhora do Socorro.
O prêmio está atrelado à Lei Estadual nº 8.597, o mesmo que instituiu o Programa Alfabetizar pra Valer, que estabelece as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa. Além das premiações, as unidades de ensino receberão o apoio técnico e pedagógico das escolas que obtiveram os melhores resultados, por meio de um intercâmbio de informações e experiências.
O presidente da FAMES, Alan Andrelino, destaca a importância do intercâmbio entre as escolas e opina que a iniciativa representa o estímulo para o desenvolvimento do ensino público do Estado e dos municípios. “Esse intercâmbio de conhecimento entre as escolas pode significar um avanço expressivo na educação do nosso estado”, declarou o presidente.

